sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dica de organização #sextacriativa

Julho chegou e com ele o segundo semestre do ano! =O
Como tá voando esse tempo, né?

Justamente por isso, não podemos ficar perdendo nosso precioso tempo com bagunça! E se tem uma coisa que nos faz ficar desorientadas, e perder muuuuito tempo enquanto fazemos nossos trabalhos artesanais, é a desorganização. Ela é umas das principais inimigas do artesão!

Vale uma dica fácil, rápida e barata para ajudar na organização do seu cantinho craft: CORES! Isso mesmo! As cores podem ser nossas aliadas no momento de organizar as coisas.

Para exemplificar, veja como organizo meu botões #amo:


Sim, organizo por tons e cores. Você deve ter reparado que o que eu mais tenho são tons bege/marrom, né? Pois é, são meus preferidos! =D

Mas por que organizar por cores? Ora, muito simples! Na maioria dos trabalhos de artesanato, a cor escolhida no trabalho é muito importante, certo? Então na hora de colocar os detalhes, sempre buscamos detalhes nas cores que combinam com o que estamos fazendo. Dessa forma, se você tem seus materiais separados por cores, você consegue chegar até o que você precisa, com muito mais rapidez e agilidade, sem desmoronar a prateleira de objetos, sem amontoar coisas. Assim você mantem seu cantinho organizado e não perde aquele tempão procurando coisinhas pequenas.. "Poxa, mas eu queria aquela miçanga amarela, onde está?" Imagina você abrindo todos os estojos, potes, caixinhas...em busca dela?

Sem contar que manter as coisas organizadas por cores, dá um ar muito mais bonito para seu ateliê, ou cantinho. A harmonia entre os elementos te inspira melhor, clareia suas idéias, te acalma, e você trabalha muuuito mais confortável e feliz!

Um dica muito boa também é sempre utilizar guardadores transparentes, ou no mínimo translúcidos, como no caso dos meus estojos de botões. Assim, você não precisa abrir todos para saber em qual está o jogo de cores que você quer. Acho mais fácil do que identificar com etiquetas, pois você só precisa bater o olho. Se você tá sem grana para comprar guadadores, estojos, sempre tem um jeitinho! Vidrinhos de maionese, e conservas em geral, e até mesmo garrafas pet podem te ajudar a manter seu cantinho mais arrumado... daí a medida em que o tempo for passando e seu capital de giro for aumentando, é primordial que você invista em organização, e aumente cada vez mais a praticidade do seu cantinho. Essas caixas plásticas com tampa são grandes aliadas!

Eu exemplifiquei com meus botões, mas é ótimo fazer isso com outros materiais, como feltros, miçangas, fitas, o que for que você utiliza! Principalmente pecinhas pequenas.

No caso de coisas muito volumosas e que tem uma variedade muito grande de cores, como novelos de linhas, por exemplo, você pode fazer separações mais amplas, como cores quentes/cores frias. No meu caso, tenho 4 caixas plásticas grandes, onde separo os novelos por marcas, pois sei quais cores pertencem a quais marcas, e assim consigo me direcionar para qual material quero utilizar. Em um outro post eu mostro as fotos de como guardo as linhas! =D

É claro que muitos já se utilizam dessas dicas, e separar por cor não é nenhuma novidade super mirabolante. Mas não custa nada ajudar quem está começando, e ainda está um pouquinho desorientado, né?!

E você, como organiza seus materiais?!
Me conte, vou adorar ver!

Um grande beijo e um mês cheio de suce$$o e realizações para todos!

7 comentários:

  1. caraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaca tudo isso de botão!? O_O quando vc falou q gostava, não sabia que era tanto XD eu nao consigo organizar direitinho minhas coisas por cor, e olha q eu trabalho com desenho XD

    =*

    ResponderExcluir
  2. nossaaa!!!!
    bateu uma inveja sadia aki...kkkkkkkkk
    sou super desorganizada...afffff
    Parabéns!
    Tenho ki me organizar logo...kkk
    PS: lindos botoes!!

    Bjoks

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri...apesar de muitos saberem é uma ótima dica sim...tem muitas pessoas que ainda não deve ter posto em prática hehehe sou uma por exemplo kkkk!
    Bjks e um ótimo final de semana.
    Marília

    ResponderExcluir
  4. Vida arrumada e colorida é tudo! Amo estes organizadores de plástico.As coisas ficam arrumadas e com ar de limpeza.
    Boa dica.

    Bom fim de semana.
    Beijos mineiros

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post!!! Assim como vc eu me organizo por cores tbm!! Não é a toa que qdo mandei fazer meu novo atelie tinha em mente uma coisa "GAVETAS" Queria varias para poder separar meus tecidos por cores e deu suepr certo!!! Cada gaveta briga no máximo 2 cores! Assim fica tudo mais rapido e facil! Ah, esses organizadorestbm uso por aqui! E separo do mesmo jeito! Por cores!!!!

    Um super beijo para vc!! Dinda da Lunninha!

    Nanda = )

    ResponderExcluir
  6. Vim através do blog Entre Feltros e Tecidos e amei tuas coisas. Parabéns!Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Procurando como organizar botões, encontrei você, ótimas dicas adorei.
    Parabéns............

    ResponderExcluir

♥ Vou adorar receber seu recadinho! ♥