sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bloquinhos com encadernação de crochê #SEXTACRIATIVA

Como algumas pessoas já devem saber, há alguns dias me deparei com uma surpresa de tirar o fôlego! Fui chamada pela UFMG para comparecer ao campus e fazer minha matrícula... ahn?? Isso mesmo! Fiquei de excedente no Vestibular 2011, que fiz no final do ano passado/início desse ano, e acabei sendo chamada. Nossa, foi uma alegria inexplicável, o primeiro passo na realização de um grande sonho: a Medicina Veterinária!

Nisso correria vai, correria vem...documentos, matrícula, recepções etc..UFA! Essa semana foi o início das aulas, e com elas, muitas coisas para fazer.

Eu sempre que vou começar algum estudo, começar o ano letivo, ou qualquer coisa assim, nunca saio comprando cadernos novos, pois sempre sobram muitas folhas brancas nos cadernos usados, é ou não é? Com isso fico com dó de desperdiçar, e sair comprando sempre caderno novo. Eu pego, desmonto tudo, descarto as folhas usadas, junto as brancas de vários cadernos e remonto um cadernão novo.

Dessa vez, não foi diferente. Desmontei todos os que tinha aqui, descartei as folhas usadas, mas quando fui remontar, surgiram dois problemas: o primeiro deles é que eu não sabia o que me aguardava na Faculdade, qual seria a minha carga de anotações e portanto fiquei sem saber como montaria os cadernos, se um grandão ou dois menores e tal, preocupação com o peso que iria carregar, porque ainda tem os livrões... depois, quando cheguei num acordo do que fazer e fui remontar, percebi que os buraquinhos das folhas não batiam, pois eu havia desmontado vários cadernos de várias marcas e épocas diferentes. Resultado: frustração.

Já era véspera do início das aulas e eu fui dormir indignada de ter que comprar cadernos novos e matar mais árvores (é clichê mas é verdade), sendo que eu tinha um tantão de folha branca. Eis que na cama já, pensando nisso, tive uma ideia que me encheu de expectativa!! Não pensei duas vezes, levantei correndo e fui executar minha idéia!


Isso mesmo! Blocos com a encadernação de crochê! Por que não pegar as técnicas que dominamos e utilizá-las para as mais variadas coisas? O resultado ficou excelente!! Fiz pequenos blocos de 20 folhas cada um e passei o crochê, utilizando os buraquinhos das páginas. Fiz dois pontos em cada buraquinho. É a mesma coisa de casear um pano de prato, e mais fácil ainda pois já estava tudo furado só esperando o crochê! 





Na ponta, como vocês podem ver, aproveitei a linha que sobrou e coloquei umas continhas para criar um penduricalho (vai gostar de penduricalho viu! rsrsrs)..só coloquei as continhas, dei um nozinho triplo e cortei o que sobrou da linha!

Como tenho 6 disciplinas esse semestre, vou fazer mais três bloquinhos. Todos com cores diferentes assim eu identifico rapidamente qual corresponde a cada disciplina! Quando o bloquinho acabar, eu pego mais 20 folhas, passo o crochê e escrevo lá: "Bloco 2 / Disciplina tal".



Eu não precisei me preocupar em fazer capas duras para proteger, pois vou carregá-los em uma pastinha que já tenho aqui, então vão ficar protegidos dentro da mochila. Fazendo esses bloquinhos, ganhei várias coisas:

♥ Posso manter todas as anotações de todas as disciplinas sempre comigo enquanto eu estiver no campus estudando; 
♥ Ficou super leve, e não deu nenhum volume dentro da mochila;
♥ Posso identificar rapidamente onde está minha anotação, e qual bloco que quero pela cor;
♥ Deixei minhas coisas da Faculdade muito mais a minha cara, coloridas, mais bonitas, e isso vai me ajudar muito a encarar as horas de estudo com alegria;
♥ Exerci minha criatividade;
♥ Contribui para a preservação do meio ambiente, evitando o desperdício de papel.
♥ Economizei uma boa grana porque caderno não é um troço baratinho. =D
♥ E ainda arrumei uma ÓTIMA DESCULPA PARA VIR AQUI NO BLOG COMPARTILHAR ISSO COM VOCÊS E MATAR A SAUDADE DO MEU CANTINHO, mesmo estando sem tempo! rsrrsrsrsrs

Tá vendo como são pequenas as coisas que realmente nos fazem felizes?!

Espero que tenham gostado da ideia, e façam muuuuitos bloquinhos com crochê, aproveite as páginas brancas dos cadernos usados com muito estilo. E pra quem ainda não faz crochê, ótima desculpa para começar, não é? Super simples e rápido!! Eu a partir de agora vou pensar muito antes de comprar um caderno novo!

Essa foi minha dica da #sextacriativa de hoje, vou ficando por aqui, espero que vocês aproveitem a dica e façam seus bloquinhos, e me mostrem! ah, e se tiver qualquer dúvida pode deixar um recadinho!

Com carinho ♥
Poli 



15 comentários:

  1. Carambaaaa, qto caprichooo!!!! Menina, pra mim não funfa, eu ia rasgar tudinho... kkkkk Mas ó, ficou demais de lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Poliana, que idéia mais linda...
    reutilizar já é muito bacana, mas assim, além disso
    deixou as folhas muito alegres e diferentes de qualquer
    caderno com bichinho na frente, muito legal mesmo.
    Parabéns :)
    Se cada um fizesse sua parte desta, e outras maneiras,
    teríamos um mundo bem diferente ;)

    beijocaas e um lindo final de semana pra você

    ResponderExcluir
  3. Poli! Que lindo amiga, parabéns, só vc mesmo pra dar beleza até nas folhinhas...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo! ótima criatividade e muito prático e útil, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, que ideia linda, além de economizar ainda tem tudo original, adorei. Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderExcluir
  6. OI Poliana, barbara a sua idéia, gostei muito!!!parabéns!!!!
    Tbm gosto de aproveitar as folhas que sobram dos cadernos, é muito melhor reciclar!!!!
    Bom fim de semana!!!
    Bjos Rommy

    ResponderExcluir
  7. Seus pontos são firmes de definidos o que torna seu trabalho mais delicado, sem conta com a criatividade e o interesse pelo meio ambiente.
    Parabéns ♥
    beijos Luci

    ResponderExcluir
  8. oi Poliana

    lindo seu blog,parabéns

    adorei os bloquinhos

    bjs

    http://estilorosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, muito interessante!

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei da ideias.
    Estou seguindo seu blog, gostava que visita-se o meu.
    Beijinho

    http://pensamentosoft.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eita menina prendada!!!
    Tomara que dê certo seus caderninhos e seu curso novo do coração!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Acabei de te conhecer e já gostei d+ de você. Linda e muito criativa sua idéia. Parabéns e sucesso em ambas as carreiras. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Que ideia genial, Poliana! Parabéns! Extremamente simples e criativo.
    Vou aproveitar algumas folhas que tenho sobrando aqui em casa.
    Obrigada por partilhar!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mesmo, parabéns! Adorei a dica!

    ResponderExcluir

♥ Vou adorar receber seu recadinho! ♥