sábado, 9 de abril de 2011

Selinho FOFO, que pode virar campanha!!

Oi todo mundo!!!
Bela manhã de sábado, hein? Não tinha como ser diferente, estamos em abril!! =D
Bom, hoje venho aqui para escrever sobre uma coisinha muito legal que aconteceu, e me deixou muito feliz!

Eu como artesã, gosto muuuuito de criar peças novas. Faço tudo do meu jeito, acabo não usando gráficos ou receitas porque já saio atropelando tudo e fazendo do meu jeito mesmo. Mas é claro que como toda boa crocheteira e internauta, eu me inspiro muito por aí! Viajo em blogs e lojas brasileiros e até estrangeiros e fico babando, encantada com as peças que vejo, com as criações de outros artesãos. Inclusive em outras técnicas, não somente crochê. Essa atitude compõe uma espécie de campo de inspiração para meu próprio trabalho. Eu acredito que no mundo de hoje, globalizado como está, com informações saindo pelo ladrão da forma mais fácil e gratuita, é quase impossível construirmos algo 100% original. Eu não acredito no 100% original nas artes plásticas, na literatura, na publicidade, na música...assim como não acredito no artesanato. Por mais espontânea e criativa que seja a confecção de nossas peças, nós buscamos mesmo que seja inconscientemente informações e detalhes que nós já vimos ateriormente, ainda que a gente nem lembre. Acho que é assim que o nosso cérebro funciona! ;)

Porém, é muito diferente quando a gente se inspira em alguma criação alheia para fazer a nossa ou quando a gente simplesmente copia, 100%, até mesmo a cor, tudo. Na minha opinião essa cópia não é legal. Ela não faz bem nem para quem foi copiado, nem para quem está copiando.

Mas porque não faz bem pra quem está copiando? Quem confecciona peças 100% iguais às peças de outra pessoa, acaba não criando uma identidade com seu produto. Nunca vai existir aquela coisa da pessoa bater o olho e falar: "olha, essa peça é da fulana, é a cara dela!". E esse artesão que copia demais acaba ficando apagado.

É claro que quando falo disso, estou falando em confeccionar artesanato como profissão, artesanato como algo que vai ser vendido, que vai gerar renda, que vai precisar de publicidade e tudo. E digo também que quando somos iniciantes na técnica, seja crochê, biscuit, ponto cruz, o que for... e principalmente sendo autodidata (que é o meu caso e o de muitos artesãos por aí), é até importante copiarmos uma coisa ou outra. Caso contrário, como aprendemos? Mas essa cópia deve ser encarada como exercício de aprendizado, não como oportunidade de comercialização.

Outra coisa bem legal para quem está começando, no caso do crochê, são os vídeos de grandes professoras que vejo por aí. Posso citar entre elas, sem medo, nossa querida Elaine (visite aqui) que ensina desde técnicas isoladas até peças prontas de acessórios, vestuário, tudo! Ela é um doce de pessoa, os vídeos são perfeitos, não tem como você não aprender. Ela é profissional não só no crochê, mas também no ensino. Eu já aprendi e relembrei muita coisa com ela, sem dúvida nenhuma... e se você procurar, existem outros anjinhos como ela por aí.

Quando eu estava começando, não tinha nem blog nem loja virtual nem nada..(rsrs), eu lembro que me inspirei demais na Samantha - Feiticeira das Agulhas (visite aqui). Vocês podem observar essa minha inspiração vendo que meu Cordão de Rosas (cor005) é muito parecido com um cordão dela, que você com certeza irá encontrar se deliciando no Blog que é uma maravilha!!! Mas vejam que apesar de ser bem parecido, não é igual! Usamos técnicas diferentes, tamanhos diferentes, e por aí vai.... o primeiro que fiz (quando deu certo =P) ficou quase igual, mas fui adaptando do meu jeito, da maneira que eu queria, colocando um dedinho de Prituca nele.

Como tenho essa minha opinião bem formada, resolvi escrever um recadinho e deixar na lateral do blog, alertando a respeito dessa situação de copiar e tal, e nesse recadinho resolvi incentivar as pessoas a criarem, porque na maioria das vezes, quem só copia e não cria, não é porque não tem capacidade (todos temos!) é por insegurança!! Minto??

Então, essa introdução toooooooda (isso sou eu escrevendo, imagina falando? =P) foi só para contar que minhas lindas amigas de Twitter, a Heidy e a Keithy da @sakura_origami que fazem coisas liiiindas de origami (visite o blog aqui), viram esse recadinho aqui e acharam muito legal, justamente pelo fato de incentivar as pessoas a criarem, e não só a não copiarem as criações alheias.
                                                                                                                                                                          
Então conversando com elas, eu disse que elas podiam ficar a vontade e colocar o recadinho no blog delas também. E o que que as danadinhas fizeram??! Um lindo selinho!!!!! Com o recadinho em forma de imagem, com minha marca e tudo!! Olha que fofo!! Fui correndo e substituí meu singelo recadinho que era só a imagem do gatinho e o escrito embaixo pelo selinho lindo!!!

Agora isso pode virar uma campanha!! Quem quiser pegar o selinho para colocar em seu blog, fique a vontade! É só copiar a imagem e postar em seu blog. Aqui no meu e no das meninas da Sakura Origami fica como Gadget lateral.

Assim, você ajuda não só a propagar a idéia de que a cópia não é legal, como também ajuda principalmente quem está começando, incentivando a criar, porque afinal de contas, criar é uma das melhores e mais prazerosas tarefas do artesão! Isso é claro, para quem compartilha da mesma opinião. O mundo é feito de opiniões diferentes, e isso é legal! =]

Bom, vou ficando por aqui depois dessa postagem ENORME!! (Foi mal! rsrsrsrs). E você, o que acha disso tudo? Qual sua opinião a respeito dessa discussão? Gostou do selinho? Deixe um recadinho me contando, vou adorar saber!!!!! Ahhh e não deixe de visitar os Blogs que citei acima!

Um grande abraço para todos e um ótimo e brilhante fim de semana!!!
(Para você que leu a postagem, não deixe de ler também os comentários!)

9 comentários:

  1. Acho que o que vc está falando está querendo dizer que vc tem medo, receio. Medo de não vender seus trabalhos???? Fazemos cópias o tempo todo e vc sabe disso. Se vc confia em seus trabalhos... não tem que temer... Poliana, sabe que acompanho seu blog faz tempo... e não concordo com o que vc está dizendo. Se alguém copiar seus trabalhos, que afinal, como vc disse, não são 100% originais vc deveria se sentir feliz. A pessoa gostou de seus trabalhos. Vc foi uma inspiração para outros. Quantas artesãs não apenas fazem trabalhos maravilhosos e nos ensinam como fazê-los. Eu mesma tenho PAPs e quantas beldades do croche já fizeram, agradeceram com comentários e colocaram um link em seus blogs para o meu PAP. Vc mesma já fez a flor de Lótus. Criar é fazer algo que ninguém nunca fez, ou o que vc faz é mudar a flor de posição, mudar o tipo da flor que está escrito, mudar a quantidades de pontos, correntinhas ou porque vc ao invés de fazer um cordão de pontos baixos vc fez o cordão que a Elaine ensina ou o cordão da Rose... Acho que o que está dizendo não tem pé nem cabeça, me desculpa, mas é assim que eu penso. Como vou fazer uma toalha e não seguir o gráfico? Como vou fazer uma flor? Um cordão? Um colar?...
    As pessoas sempre vão copiar, vc está exposta. Vc tem um blog e uma loja na elo 7... impossível.
    Suas criações, como as pulseiras... já vi em muitos blogs, lógico, com flores diferentes, sem fitas ou sem alguma outra coisa. Vc sabe que sou uma admiradora de seus trabalhos, quando deixou o blog escrevi para vc perguntado se estava tudo bem.
    Poliana vc nem está mais parecendo a mesma pessoa. Confie em vc, em seu potencial...quantas fazem o cachecol da Kátia??? e nem por isso ela deixou de vender... Espero querida, do fundo de meu coração que entenda minha posição a sua opinião está formada e a minha tb.
    Dividir é algo divino que o retorno é a gratidão, já experimentou dividir e ver o retorno que isso vai lhe trazer?
    Me desculpe se estou lhe ofendendo, não é minha intenção. Estou falando pq sempre gostei de vc e seus trabalhos, não quero nem de perto copiar, gosto de respeitar a opinião das pessoas, mas tb tenho a minha. Pense com carinho para que vc não se decepcione amanhã ao entrar em algum blog e ver uma cópia de algum trabalho seu.
    Espero sua resposta e espero que entenda
    Beijos carinhosos
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia!! Agradeço seu comentário e sua opinião. Como disse na postagem, o mundo é feito de opiniões, e isso é muito legal! Só não concordo quando você disse que estou com medo de não vender meus trabalhos, não é nada disso querida! Só quis expressar uma opinião... porque você diz que não estou mais parecendo a mesma pessoa? Sempre pensei assim! Também não pretendo ofender ninguém com o que escrevi, e nem me ofendi também com o que você escreveu, fique tranquila!
    As pessoas são livres para pensar e agir como quiserem, não brigaria com ninguém também se visse cópia de algum trabalho meu.. o que escrevi é apenas o que penso.

    Um grande abraço para você, também sou sua admiradora e admiradora de seus trabalhos!

    Poli

    ResponderExcluir
  3. Ahhh só pra completar: uso a flor lótus sim! E uso muito até hoje..... é liiiinda! Quando falo que não uso gráfico ou receita, quero dizer que não faço um colar inteiro de acordo um uma receita de colar...entendeu? Mas isso eu faço porque gosto de trabalhar assim, me perco em receitas, saio atropelando tudo e acaba sempre diferente, as vezes sem querer. Quero deixar bem claro que não discrimino quem usa receitas ou gráficos, e concordo plenamente que em certos trabalhos é difícil não acompanhar um gráfico, como um barrado de toalha ou um tapete, por exemplo. Não sou contra quem utiliza receitas ou gráficos viu? De jeito nenhum! E é claro que em meus trabalhos tem detalhes os quais eu tiro de receitas e fotos por aí, como por exemplo a flor lótus, que é uma flor utilizada demais por crocheteiras não só do Brasil como de vários países. O que eu chamo de criar, não é fazer uma coisa do nada, é adaptar, pelo menos um pouquinho, deixar mais com a sua cara...entendeu? Como disse, acho que não existe nada 100% original... =)
    Mil beijinhos,
    Poli

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs, vou começar rindo. Amiga, obrigada por responder. Somos pessoas de opinião, não é?Fico muito feliz que tenha me entendido e que não vamos brigar por causa disso rsrsrss.
    Querida vc não me está me ofendendo. Nos respeitamos e acho isso muito bom. No final do seu post vc colocou qual seria a opinião das pessoas, estou certa? Pois bem, essa é minha opinião. Por gostar de vc, coloquei a minha opinião e vou continuar adimirando vc, seu blog, e seus trabalhos.
    Tb não estou brigando com ninguém, e nem quero isso, como disse: gosto de vc. Sempre tive um carinho por vc. Além de expressar minha opinião, como disse não quero que vc se machuque em encontrar em algum blog ou outra vendedora vendendo produtos copiados de seu blog.
    Li seu post inteiro e sei que vc disse que não copia inteiro, mas isso, na minha opinião é a mesma coisa. Vc viu, se inspirou e a fez da sua maneira. É isso que fazemos o tempo todo, nos inspiramos em trabalhos lindos, inclusive os seus. Tudo bem, vc fez algumas alterações, isso eu tb faço tb saio atropelando tudo rsrsrs e mesmo que a receita esteja escrita, sempre sai da minha maneira. Qual o nome que daria a receita que fiz, de alguém ou de uma receita, ou apenas olhando mas fiz da minha maneira? Poderia ser meia cópia? rsrsrs Entendeu? Não deixou de ser cópia. Eu copio trabalhos, alguns por inteiro sigo a receita, outros faço da minha maneira
    Quando falo que vc não está parecendo a mesma pessoa, quero dizer: vc tinha um blog onde nele vc explicava o que tinha feito - se era em linha, lã - qual era, de onde vc tirou suas inspirações, e as pessoas podiam copiar e agora...? Vc apagou toda sua trajetória e começou do zero...?
    Bom é uma assunto pra lá de metro...
    Só quero que me compreenda
    Não estou brava, irritada, magoada, chateada...
    Beijos carinhosos Silvia

    ResponderExcluir
  5. concordo com vcs meninas. em ter criatividade,mais tambem procurar ensinar o que sabemos,pois esse pais é grande demais a vitoria quintal ,exemplo de pessoa

    ResponderExcluir
  6. estou iniciado arte em croche e gostaria muito de receber ajuda de alguem mais experiente por incrivel que pareca ate o computador eu nao sabia lidar com ele minha filha ta me ensinando aos poucoskkkk nao ligue para as palavras sem acentuaçao obrigada seus trabalhos sao lindos e sei que faz com zelo e carinho vou tentar copiar kkkkkk essas flores dos colares sera que consigo ?





    /

    ResponderExcluir
  7. esqueci de dizer que meus comentarios estao atrasados mas hoje que descobrir seu blog gostaria de receber respostas sua. abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Tania, como vai?
    Como você não deixou seu e-mail, não consigo te responder diretamente. Para você que está começando no crochê, um boa oportunidade é procurar vídeos no youtube que ensinam as técnicas básicas. Tem muita gente postando vídeos, ensinando. Você visitou o blog da Elaine, que eu coloquei na postagem? Ela ensina um monte de coisas, para quem está começando ou não.

    Não desista de aprender! Se você tiver dificuldade de pesquisar no youtube, peça sia filha que certamente ela irá encontrar s vídeos para você.

    Um abraço, estou torcendo por você!
    Poli

    ResponderExcluir
  9. Meninas, acho essa frase muito inspiradora: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" CORA CORALINA
    Acho que o que minha linda Prituca quis dizer é que todos temos um referencial no começo,ninguém nasce sabendo e é normal e compreensível copiarmos e aprendermos.É hiprocrisia dizer que não nos inspiramos em nada e ninguém.Até mesmo para nos atualizar, eu por exemplo estou sempre comprando revistas de artesanato, fazendo cursos,visitando feiras e exposições.O que nos revolta (artesãos)é que tem pessoas que tem a cara de pau de roubar até fotos de trabalhos e postar como delas.Teve uma que comprou uma toalha minha e foi vender em uma feira de artesanato, até aí nada de mais, não fosse o fato dela colocar como se fosse trabalho dela, resultado: a cliente que comprou, ao examinar detalhadamente viu minha etiqueta dentro(sim ,meus produtos são todos etiquetados e personalizados)ficou super mal para a "tal" artesã que vendeu minha obra como sua.
    Se inspirar em uma obra é uma coisa, copiar em gênero, nº e grau é outra.Eu quando gosto de uma arte,as vezes só de olhar já dá para fazer, mas faço questão de comprar ,afinal temos que valorizar quem fez, aí modifico, dou meu toque pessoal,transformo a idéia e adapto ao meu artesanato.E principalmente meninas, valorizem-se e valorizem quem foi sua fonte de inspiração, nunca colocando um preço inferior ao sugerido pelo artesão.
    E criar é tudo de bom, não me importo de ser fonte inspiradora, e sou uma eterna aluna dessa arte que se chama "Vida"

    ResponderExcluir

♥ Vou adorar receber seu recadinho! ♥